Yèyé olomi tútú. Opàrà òjò bíri kalee.

Yèyé olomi tútú. Opàrà òjò bíri kalee.

Graciosa mãe, senhora das águas frescas.
Opàrà, que ao dançar rodopia como o vento, sem que possamos vê-la.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Candomblé: Uma Religião de Matriz Africana em Território Brasileiro

Candomblé: Uma Religião de Matriz Africana em Território Brasileiro
Prof. Ms. Kary Falcão

Este artigo, é parte da minha dissertação de mestrado que foi apresentada ao Programa de Pós-graduação stricto-senso em Ciência da Linguagem da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.


A história da África sempre foi considerada através dos livros didáticos e demais literaturas como uma incógnita. Mediante a uma visão estereotipada, racista e primitiva, a elite européia considerava o continente africano sem cultura. Isso revela que toda a historia foi arquitetada por uma matriz européia branca fazendo com o que o legado africano, principalmente a região subsaariana, ficasse inexistente e inferiorizado.

Ao sair da África, os homens levam consigo as suas sementes. Por esse motivo se percebe muitas semelhanças entre uma religião e outra. Um exemplo disso está no ritual do sacrifício, existente em praticamente todas as demais religiões.

No cristianismo o sacrifício em torno do ofertório e da comunhão (comer do corpo e beber do sangue), pode se assemelhar com os rituais das religiões africanas onde a base com a relação com todas as entidades é o alimento. Oferece-se alimentos para as entidades comerem.  O sacrifício nos rituais animistas é uma oferenda de algo vivo no lugar de si mesmo. Isso não só acontece nos rituais de religiosidade africana mais serviu como base para a construção do cristianismo com associação a morte com sangue.
O cristianismo surge com uma exigência à adoração a um deus em favor de uma grande negociata onde o indivíduo adora para continuar e permanecer vivo. E isso foi um fator determinante para a proliferação do cristianismo.
A negociata e a tortura...
Os deuses são divindades que matam ou poupam, tornando o castigo pela doença totalmente aceita pelo ocidente
 
E isso pode ser visto em várias fases da historia, desde a Idade Média quando o papa aponta a peste negra e a lepra como de responsabilidade de judeus e de novas formas de religião místicas e de pensar, e até quando associa a contaminação com o HIV com o pecado da homossexualidade, denominando um “câncer gay”.

Os cultos africanos são taxados pelo cristianismo como cultos demoníacos. Mais o que se revela é que a religiosidade africana é à base de qualquer conceito religioso.
O arquétipo de todas as religiões tem base no continente africano.
A religião africana surge com a idéia de que todo individuo deve manter contato com os deuses e forças da natureza. As religiões africanas são de características animistas, podendo reverenciar as forças da natureza como: rios, ventos, ar, terra, agricultura e a água.
Oxossi... O guardião das matas e das florestas










Iansã... A rainha dos raios...

Oxum... A deusa das águas doces

O encontro do islamismo com o animismo africano resultou uma solução religiosa assimilada por parte da população transformando-se em uma forma alternativa de dominação. Os islâmicos iniciam o trafico dos negros como escravos com a regra de que quem é escravo é aquele que não se submete ao Islã. Isso se opõe ao cristianismo, onde o cativeiro é a primeira condição para se encontrar com Jesus.
Na realidade o cristianismo inicia uma historia marcada por escravizar pessoas.
Apesar da força considerável dos hábitos e das falsas evidencias do senso comum, temos de nos decidir de maneira definitiva a deixar de concentrar estes longos séculos, que a África não possui somente um infinito de riquezas e belezas naturais, o que a África revela é um lendário histórico de uma mitologia onde são valorizadas as formas de manifestações da natureza e a origem da religiosidade humana.
Com a reorganização internacional no sistema Pós-guerra Fria, o continente africano passa a vivenciar uma nova etapa nas relações internacionais e de processo de desenvolvimento no que se refere às tendências de reafirmação e construção de sua autonomia.

Esse artigo terá continuidade em próximas postagem com os sub-temas:

Construção da Religiosidade Africana no Brasil
Expressoes da Religião Afro-brasileira
Prof. Ms. Kary Falcão

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