Yèyé olomi tútú. Opàrà òjò bíri kalee.

Yèyé olomi tútú. Opàrà òjò bíri kalee.

Graciosa mãe, senhora das águas frescas.
Opàrà, que ao dançar rodopia como o vento, sem que possamos vê-la.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Oxum!!! A Rainha do Candomblé!!!



O Artigo Científico que aborda os poderes da Deusa considerada a Rainha do Candomblé pode ser lido na íntegra acessando o link abaixo:



O  artigo apresenta os encantos e os poderes
da mais famosa divindade do panteao afro-brasileiro.


Propoe levantar uma discussao a respeito das intolerancias religiosas apontadas aos povos de religiao de matriz africana no que se refere as reproducoes historicas impostas que contribuiram na desvalorizacao da mitologia africana.


Diante o sincretismo religioso e a imposicao europeia do catolicismo, nao se
pode considerar que a suposicao de imagens ou o nome dos santos aos orixas
africanos com as divindades equivalentes fossem somente consideradas como
determinantes da exploracao cultural ou substituicao de valores. Esse fenomeno pode ser explicado utilizando-se de fatores historicos que contribuiram para a discriminacao, o preconceito e as intolerancias religiosas. (SEGATO, 2005).



Essa relacao pode ate ter sido considerada como uma estrategia no momento da escravidao e de imposicao religiosa. Atualmente ela caracteriza efeito de aversao as manifestacoes religiosas dos povos africanos.





O dominio das senhoras que representam “Maria, mae de Jesus” no cristianismo, marcado pelas aparicoes de “Nossa Senhora” nas mais diferentes localidades do mundo, contribui mais ainda para que o mito africano das yabas fosse desconsiderado.

E necessario acabar com os movimentos mitologicos que atribuem aos santos ou orixas uma relacao direcionada aos santos da igreja catolica em razao desse sincretismo satisfazer a uma necessidade contemporanea independente das razoes de sua origem.

A mitologia africana sofreu na realidade foi uma influencia empobrecedora
de suas origens com o sincretismo religioso. As yabás, e em especial a Oxum,
possui caracteristicas e personalidades incoerentes com as retratas pelos catolicos a Nossa Senhora. Oxum e sedutora e cheia de encantos.




Segundo Verger (1981), “sem Oxum nao ha filhos” (LIMA apud VERGER, 2007).
As mulheres sao controladas em sua fecundidade de acordo com o desejo de Oxum.

De acordo com as lendas, os Orixas se reuniam na terra para deliberarem suas ações e as mulheres nao podiam participar das reuniões.

Portanto, Oxum tornou todas as outras mulheres estereis e impediu que as atividades planejadas pelos orixas chegassem a um resultado satisfatorio. Quando os orixas foram se queixar com Olodumare, ele questionou sobre a nao participacao de Oxum nas reunioes.

Segundo Olodumare, todas as atividades nao poderiam dar certo sem a presenca da
fertilidade de Oxum.
Quando os orixas convidaram Oxum para participar dos seus
empreendimentos, todas as atividades foram realizadas com sucesso e as mulheres
voltaram a ser ferteis.
Embora seja conhecida como a mae das maes, Oxum no seu primeiro
casamento com Orumila, o orixa da sabedoria e da advinhacao, nao teve filhos.
Como presente de nupcias, ganhou dezesseis buzios que sao usados pelos
sacerdotes de Oxum.

Ambos concordaram entao, que Oxum deveria voltar ao seu antigo marido
para pedir que ele consultasse Ifa para saber o que estava acontecendo.
Orumila fez com que Oxum fosse transportada ao ceu onde escutou a voz
de Olodumare.


Quando Oxum retornou, chorou muito e contou para Orumila. Este o
parabenizou dizendo que ela estava gravida.
Quando Oxum engravidou, todas as outras mulheres que eram estereis
tambem engravidaram sendo que nasceram muitas criancas. Ela usava de seus
poderes para baixar a febre das criancas e todas as outras mulheres faziam
oferendas em seu favor.

Para Lakesin (1991), Oxum ganha o titulo de Irunmale Olomowewe, a divindade protetora das criancas, pois na terra ioruba ela curava a febre de todas as criancas sem nenhuma dificuldade. (LIMA apud LAKESIN, 2007, p. 107). Oxum é adorada como a mae da agua doce. Conquistou poder e sabedoria por meio de seu comportamento sedutor, meigo e cheio de dengo. Essas tambem são as caracteristicas dos filhos da Oxum.

Há um rio que tem o seu nome e deságua na Lagoa de Oloba próximo ao
Golfo de Guine, depois do territorio de Ijexa.
Os africanos iorubas fizeram de suas
lindas mulheres os mais belos rios da Africa: Oyá na Nigeria e o Rio Oxum, em
Oxogbo, a morada mais bela de Iyaba.



Dessa forma, o toque dos atabaques para a danca no candomble é denominado Ijexa, pela beleza da mulher faceira que exibe os seus colares e as pulseiras, dancando diante de um espelho, vaidosa, linda e sedutora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário